O hábito e a Missão do padre saletino.



Muitas vezes somos questionados o que seria a missão, carisma e habito religioso dos Missionários de Nossa Senhora de La Salette? 
para entendermos usarei a própria constituição dos Missionário para melhor esclarecimento. 

A congregação dos Missionários de Nossa Senhora senhora de La Salette.

1. Os Missionários de Nossa Senhora de La salette constituem, no seio do Povo de Deus, uma Congregação religiosa e apostólica consagrada ao ministério da reconciliação. 
2. Nossa congregação compreende padres e irmãos, unidos pela mesma vocação religiosa. por parte da Santa Sé somos definidos instituto religioso clerical de Direito pontifício. 
3. Incorporados à Igreja por nosso bastimos, participamos de sua missão. Pela Profissão dos votos públicos de pobreza, castidade e obediência, nós nos consagramos, por um novo titulo, a essa mesma missão, e nos comprometemos viver numa comunidade religiosa que seja um sinal do Reino. 
4. Animados pelo Espirito Santo que levou o Filho de Deus a viver nossa condição humana e a morrer sobre a cruz para reconciliar o mundo com o Pai, nós, à luz da Aparição de Nossa Senhora da Salette, queremos ser servidores devotados do Cristo e da Igreja em Vista do cumprimento do mistério da reconciliação. 
5. Fiés a nossa origens, dedicamos profundo amor a Maria, Mãe de Cristo e da Igreja. Por Nosso Apostolado seguimos a exemplo da serva do Senhor que foi constituída  como Reconciliadora, particularmente ao pé da cruz.
6. Nós nos aplicamos em trazer à luz os valores profundamente evangélicos de oração, penitencia e zelo contidos na mensagem de Nossa Senhora da Salette que nos chama à conversão. Nós mesmos nos esforçamos em viver esses valores para que, pelo testemunho de nossa vida tanto quanto por nossa palavra, levemos os homens a se abrirem à Boa nova que, por missão, devemos transmitir a todos. ( constituição dos missionários de Nossa Senhora da Salette. p. 21-22)

Assim fica entendido o que seriam os missionários de nossa senhora da salette, qual é seu papel na seio da Santa Igreja de Cristo e qual é sua missão. 
Ainda resta-nos uma questão, os padre saletinos possuem identificação por meio de um habito religioso? a resposta é SIM!
Quando fala-se do habito de um religioso (frei -irmão), com facilidade podemos pensar nos frades franciscanos, monges e etc. mas antes de lermos o que diz a constituição dos padres saletinos vejamos o que é prescrito pelo código de direito canônico da igreja católica de roma: 

Código de Direito Canônico 1983

Cân. 284 – Os clérigos usem o hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais.
Can. 284 — Clerici decentem habitum ecclesiasticum, iuxta normas ab Episcoporum conferentia editas atque legitimas locorum consuetudines, deferant.

Legislação Complementar da CNBB: "Quanto ao cân. 284: Usem os clérigos um traje eclesiástico digno e simples, de preferência o 'clergyman' ou 'batina'." (Apêndice ao Código de Direito Canônico) [para esclarecer, vide Diretório para o ministério e vida dos presbíteros, n.61 e nota explicativa do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos ]

Cân. 669 - § 1. Os religiosos usem o hábito do Instituto confeccionado de acordo com o direito próprio, como sinal de consagração e testemunho de pobreza.
§ 2. Os religiosos clérigos de Instituto que não tem hábito próprio usem a veste clerical de acordo com o cân. 284.
Can. 669 — § 1. Religiosi habitum instituti deferant, ad normam iuris proprii confectum, in signum suae consecrationis et in testimonium paupertatis.
§ 2. Religiosi clerici instituti, quod proprium non habet habitum, vestem clericalem ad normam can. 284 assumant.

Diretório para o ministério e vida dos presbíteros edição de 2013

A Obediência
Importância e obrigatoriedade do hábito eclesiástico
61. Numa sociedade secularizada e de tendência materialista, em que também os sinais externos das realidades sagradas e sobrenaturais tendem a desaparecer, sente-se particularmente a necessidade de que o presbítero – homem de Deus, dispensador dos seus mistérios – seja reconhecível pela comunidade, também pelo hábito que traz, como sinal inequívoco da sua dedicação e da sua identidade de detentor de um ministério público[247]. O presbítero deve ser reconhecido antes de tudo pelo seu comportamento, mas também pelo vestir de maneira a ser imediatamente perceptível por cada fiel, melhor ainda por cada homem[248], a sua identidade e pertença a Deus e à Igreja.
O hábito talar é sinal exterior de uma realidade interior: «efetivamente, o presbítero já não pertence a si mesmo, mas, pelo selo sacramental por ele recebido (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 1563 e 1582), é “propriedade” de Deus. Este seu “ser de Outro” deve tornar-se reconhecível por parte de todos, através de um testemunho límpido. [...] No modo de pensar, falar, julgar os acontecimentos do mundo, servir e amar, e de se relacionar com as pessoas, também no hábito, o presbítero deve haurir força profética da sua pertença sacramental»[249].

Assim fica mas do que esclarecido qual deverá ser a vestimenta de um presbítero ou religioso, segundo o Código do direito canônico
Mas existe um Hábito próprio dos padres saletinos? sim, existe. apensar de sua simplicidade carrega sua beleza particular. vejamos:

 5.c Usa-se o hábito da congregação descrito nas normas capitulares. Por razões especiais, e durante todo o tempo em que estas persistirem, o superior geral pode permitir a um religioso trajar um hábito modificado.
6.cp. O hábito é o mesmo que está prescrito para o clero das dioceses em que trabalham os membros do instituto.
A cruz da salette é o sinal distintivo de nossa comunidade de vida e de espirito, e de nossa missão apostólica. (constituição saletina. p.44)

conclui-se que não só tem hábito, como também são obrigados a observar as normais segundo o código de direito canônico. 
A missão dos padre e irmãos de Nossa Senhora da salette é em suma, "sinal vivo da amor filial ao sagrado coração e devoção a Jesus Cristo, cordeiro imolado pela expiação dos pecados do mundo e a fidelidade a mensagem da Maria santíssima na montanha do pequeno vilarejo de La salette desde de 19 de setembro de 1846, onde estando encarregados de cuidar dos santuários, pregar retiros, Missões, na qual  a reconciliação do homem com a Deus tendo Cristo como regra de vida (constituição saletina. 7. p.23) os leva a testemunha a "bela senhora" Maria santíssima, em sua Aparição em La Salette, França. Portadores de um habito que representa o voto de pobreza, carregam  similar Cruz que a santíssima Virgem Maria Ostentava sobre seu ombro, como são os relatos dos pequenos videntes. 

Ir. Jhony Túlio, M.S.




Segue Imagem antiga e recentes dos padres saletinos no mundo.





Irmão Henrique M.S.- Brasil




padres e irmãos saletinos no santuário em la salette


padres saletinos

Padre saletinos -polonia



Os videntes Maximino e Melânia Não quiseram enganar.

Não é possível supor que os pastorezinhos de La Salette tenham feito proposito refletido de, combinado entre si de enganar conscientemente e sempre, seus patrões, seus parentes, seus conterraneos, o mundo inteiro, pois seria o mesmo que acusa-lo de serem mentirosos impudentes, impostores refinados, criminosos da pior marca, verdadeiros fenômenos de hipocrisia, de audácia, de astucia, de perversidade, enfim monstros. com efeito, nada parecido com isso há no quadro que dessas crianças esboçaram pessoas conceituadas, merecedores de credito e de comprovada sagacidade , que as conheceram, examinaram e frequentam. O Pe. Mélin, vigario dos videntes, "homem de espirito vigoroso e grande prudencia" na opinião do bispo D. Ullathotne(16), assim escrevia dos seus pequenos paroquianos, em sua carta ao bispo e grenoble de 4 de outubro de 1846: "Eu os tenho interrogado... as autoridades as ameaçaram, ofereceram-lhes dinheiro. Com vagar tomei informações, e nada, absolutamente nada, consegui descobrir que demonstrasse mentira ou trapaça".
O prefeito de la Salette, após seus inquéritos acima relatados, escreveu: "confesso que minha incredulidade foi derrotada e que fiquei totalmente convencido de que essas duas crianças nada falavam que não fosse a pura verdade".
O próprio bispo destinario dessa carta, de volta da sua romaria a La Salette, realizada em 1847, notava: "Em Maximino logo transparece a candura e o encanto da sua alma... Melânia, muito silenciosa, singela, no falar... é ingenua e sem rodeio". (pe. Dr. Simão Bacelli. conheçam La Salette. ed. paulinas. 1952. p. 42-43)
A vida dos videntes de La Salette após a grandioso dia na Santa Montanha, continuaria economicamente igual, não vinherão possuir riquezas ou qualquer especie de lucro diante da singularidade do acontecimento, ao contrario, foram muitas vezes perseguidos pela sua fidelidade diante da veracidade e fidelidade diante do fato muitas vezes relatado.
A Santa Igreja assim, como as pequenas crianças deve ser fiel e apontar aos filhos de Deus o caminho que levar a reconciliação ao Onipotente mestre. 
Maxinmo e Melânia não quiserem enganar! perguntar-vos e você acaso andas longe de Deus, até quando estarás se auto enganado pensando que é certo o caminho errante?

Jhony Túlio M.S.

Missionario de Nossa Senhora de La salette- BR

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Casa de Formação Pro. Saletina. Itapuan

Arquivo do blog